A Integração Sensorial (IS) é o processamento da informação sensorial, isto é, a capacidade de receber, classificar, processar e fazer uso das informações sobre as condições físicas do nosso corpo e do ambiente que nos rodeia, através dos nossos sentidos (toque, movimento, posição do corpo, visão, olfato, audição, paladar). Esta informação sensorial vai para o cérebro, onde é organizada e interpretada e como resultado, temos um plano de ação que nos permite dar uma resposta adaptativa apropriada e correta às exigências do ambiente.
A Terapia da Integração Sensorial é um método de tratamento de indivíduos com problemas de processamento de estímulos sensoriais e tem como objetivo melhorar a capacidade de integração dos mesmos. Durante a terapia IS, a sensação de sucesso é o primeiro passo para alcançar essa capacidade, portanto o Terapeuta deve ter em atenção a organização do ambiente e do material para poder proporcioná-la.
Esta terapia pode ser útil para lidar com problemas como dificuldades de aprendizagem, perturbação de hiperatividade e défice de atenção, problemas ao nível motor, dispraxia, problemas comportamentais e distúrbios de integração sensorial. No decorrer da terapia, os indivíduos aprendem habilidades ou comportamentos específicos, mas estes não são o principal objetivo, em vez disso, o intuito é que as atividades físicas produzam sensações que levam a respostas adaptativas e por consequência a mais sensações que provocam respostas ainda mais complexas.