O Terapeuta Ocupacional avalia as funções sensoriais, percetivas, físicas e sociais do indivíduo, bem como os fatores ambientais que influenciam o seu desempenho nas atividades; identifica as áreas de disfunção e envolve o indivíduo num programa estruturado de atividades significativas de forma a ultrapassar as dificuldades proporcionadas pela sua condição de saúde.
Sinais de Alerta
- Criança descoordenada e “desajeitada”, desequilibra-se e cai várias vezes;
- Postura descaída ou desadequada na sala, não “sabe estar”;
- Tem dificuldade em realizar as atividades da vida diária (comer, vestir, apertar os sapatos, lavar os dentes…;
- Não sabe manusear ou manuseia de forma estranha os objetos (tesoura, talheres…);
- Tem dificuldade em pintar dentro dos contornos, desenhar e escrever;
- A letra é irregular, fora das linhas, desorganizada ou com pobre espaçamento;
- Não sabe brincar, não acompanha o grupo nas brincadeiras, fica “perdida” ou desorientada, tem dificuldade em imitar os colegas ou professor;
- Não sabe bem como deve fazer as coisas, “bloqueia” e tem dificuldade em iniciar atividades;
- Reage mal ou rejeita sensações táteis (não gosta de ser tocada, não se aproxima muito, não mexe em texturas pastosas…;
- Reage mal ou rejeita sensações de movimento típicas para a idade (é insegura no andar, não gosta do baloiço, não participa em atividades de movimento com os colegas…);
- Gosta de explorar tudo e mexer em tudo, não para quieto e não se consegue manter no lugar;
- É lenta na realização das atividades, tem dificuldade na organização das tarefas e em resolver problemas.